Ex.mo(a) Encarregado(a) de Educação
 
Esperamos que esteja tudo bem convosco. Agradecemos toda a colaboração prestada no processo de ensino a distância (E@D) reconhecendo a importância do vosso acompanhamento nas tarefas escolares do vosso educando. Este processo termina, excecionalmente, no próximo dia 26 de junho e, relativamente ao encerramento e à preparação do próximo ano letivo, convém informar o seguinte:
 
1.º AVALIAÇÃO - A avaliação sumativa do 3.º período será publicada no dia 3 de julho, a partir das 14 horas, apenas na plataforma INOVAR CONSULTA. O diretor de turma enviará, somente para o e-mail institucional do aluno, a ficha individual do aluno. Esta ficha também poderá ser consultada na plataforma INOVAR CONSULTA;
 
2.º MATRÍCULAS - Nos dias 6, 7 e 8 de julho decorrerá o processo de renovação de matrícula para todos os alunos do 2.º ao 10.º ano de escolaridade. Pede-se que o façam online através do portal das matrículas https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/. Antes de iniciar o  processo e matrícula aconselha-se que visione o vídeo publicado pelo Ministério da Educação (https://youtu.be/egd6oNPsuUk). Também pode consultar o manual de utilização (https://docescolas.dgeec.mec.pt/index.php/s/cbJpHsyKMQx8DN7) ou as FAQ, questões frequentes com vários esclarecimentos (https://www.dgeste.mec.pt/wp-content/uploads/2020/05/FAQS_MATRICULAS_2021.pdf). Os encarregados de educação que tiverem dificuldades em efetivar a matrícula online poderão fazê-lo presencialmente, nos dias 6, 7 e 8 de julho, na EB2/3 Prof. João de Meira, dirigindo-se aos serviços administrativos. Devido ao elevado número de alunos do nosso Agrupamento, é aconselhável que a matrícula presencial seja apenas a última opção do encarregado de educação, evitando ajuntamentos e possíveis esperas prolongadas. Todos os encarregados de educação e alunos que decidam dirigir-se à escola devem utilizar máscara e serem portadores dos cartões de cidadão (de ambos, encarregado de educação e aluno);
 
3.º CACIFOS -  APENAS os alunos que terminam o 9,º ano de escolaridade devem entregar a chave do cacifo, nos dias 6, 7 e 8 de julho, junto do assistente operacional que estará na entrada do edifício (PBX).Para receber o valor da caução é necessário entregar um documento oficial com o IBAN (ex.: extrato de multibanco) para que seja possível proceder à transferência da verba;
 
4.º MANUAIS ESCOLARES -  No âmbito do programa nacional de entrega gratuita de manuais escolares, pede-se a todos os alunos, EXCETO os do 1.º ciclo, que se dirijam à escola nos dias 6, 7 e 8 de julho, para a devolução dos mesmos. Os manuais devem ser entregues nas condições definidas no empréstimo (com todos os registos de escrita apagados). Pede-se que verifiquem as condições de entrega dos manuais em casa. Na escola não será possível apagar manuais. Os encarregados de educação são responsáveis pela estado de conservação dos manuais utilizados pelo seu educando. A não devolução retira o direito a empréstimo de novos manuais para o ano letivo seguinte;
 
5.º EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS - Nos dias 6, 7 e 8 de julho deverão entregar na EB2/3 Prof. João de Meira os equipamentos informáticos emprestados para apoio ao E@D. Os equipamentos devem ser observados pela equipa de receção e caso ocorra a deteção de possíveis danos poderão ser responsabilizados os respetivos encarregados de educação. A devolução é obrigatória e deve ocorrer no prazo previsto para que seja possível preparar todo o equipamento para o próximo ano letivo;
 
6.º E-MAIL INSTITUCIONAL - Este ano letivo foram criadas contas de e-mail institucional para todos os alunos. São e-mails que devem ser utilizados APENAS em contexto escolar/académico. O acesso e gestão da conta de e-mail é da responsabilidade do encarregado de educação. Informa-se que a partir do dia 26 de junho só será expedida e atendida correspondência por este e-mail. Os encarregados de educação dos alunos que agora progridem para o 10,º ano devem limpar o conteúdo desta conta de e-mail até ao dia 31 de julho. Após essa data, as contas desses alunos serão bloqueadas.
 
Atenciosamente,
 Guimarães, 17 de junho de 2020.
A Diretora
Manuela de Jesus Torres Ferreira