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 Ex.mo(a) Sr.(ª) Encarregado(a) de Educação

 

 No seguimento da decisão do governo relativa ao reinício das atividades letivas agendado para 8 de fevereiro e em regime de ensino não presencial (E@D), a direção do Agrupamento informa o seguinte:

 

1.º Os horários das turmas e dos respetivos alunos

 a) Os horários de E@D foram enviados aos alunos pela direção, via correio eletrónico institucional.

b) A carga horária semanal destinada a cada disciplina é a que vigora desde o início do ano letivo. Assim, no E@D, as atividades síncronas e assíncronas desenvolver-se-ão no horário destinado a cada disciplina. 

c) No E@D, 70% da carga horária semanal corresponde a atividades síncronas e 30% a atividades assíncronas ou trabalho autónomo dos alunos.

d) A carga horária semanal correspondente às atividades síncronas decorrerá por videoconferência (pelo menos 50% do tempo) ou através de outras formas de comunicação síncrona (tempo restante). 

e) As aulas estão definidas em tempos de 42 minutos para o 1.º ciclo e de 35 minutos para o 2.º e 3.º ciclos; o restante tempo será para trabalho autónomo dos alunos.

f) As aulas sinalizadas nos horários semanais a vermelho correspondem a aulas por videoconferência semanais (Google Meet e com registo de presença dos alunos).

g) As aulas sinalizadas a laranja ou verde correspondem a aulas por videoconferência quinzenais, com alternância já definida e indicada no horário (Google Meet e com registo de presença dos alunos).

h) As aulas sinalizadas a branco correspondem a aulas com outras atividades síncronas nas quais o professor deve estar disponível para apoiar os alunos.

i) As atividades do E@D seguirão as respetivas planificações aprovadas no início do ano letivo.

 

2.º Plataformas e ferramentas de comunicação previstas para o regime de ensino não presencial

 De acordo com o nosso Plano de Ensino e Aprendizagem aprovado no início do ano letivo, devem ser adotadas as medidas definidas no ponto 7.2, “Meios de comunicação oficial entre docentes e alunos em regime não presencial”, onde se refere o seguinte: 

- Plataforma INOVAR CONSULTA, Google Forms e Meet (Hangouts), e-mail institucional (@aejoaodemeira.pt) e outras plataformas correspondentes aos manuais escolares adotados.

 A plataforma INOVAR CONSULTA continuará a ser o espaço privilegiado para o registo de todas as atividades de E@D. Através da mesma todos os alunos poderão consultar as orientações/planos necessários para o acompanhamento e desenvolvimento de todas as atividades síncronas e assíncronas.

 

3.º Medidas de apoio a grupos de exceção

 De acordo com as “Orientações para a organização do ano letivo 2020/2021”, o Agrupamento identificará os alunos, que mesmo vigorando o regime de ensino não presencial poderão, excecionalmente, frequentar as atividades letivas em regime de ensino presencial. Os professores titulares de turma /diretores de turma contactarão os respetivos encarregados de educação para definir as condições de acolhimento dos alunos na escola.

 

4.º Empréstimo de equipamentos tecnológicos

 O Agrupamento tem feito um enorme esforço na aquisição de novos equipamentos tecnológicos que agora disponibilizará aos alunos com necessidades irremediáveis. Terão prioridade no empréstimo todos os alunos carenciados que beneficiam de apoio da Ação Social Escolar. Apesar do esforço referido, constata-se que os equipamentos a disponibilizar são escassos e apenas servirão um número reduzido de alunos. A direção já fez o levantamento dos equipamentos disponíveis para empréstimo e o levantamento de necessidades declarado pelos Encarregados de Educação no ato de matrícula. Esta informação será partilhada com os professores titulares de turma / diretores de turma a fim de apurar os casos de maior necessidade de apoio consentâneo com a realidade atual das famílias dos nossos alunos. O empréstimo dos equipamentos tecnológicos será feito a partir do dia 4 de fevereiro.

 Estas informações poderão ser complementadas com outras informações que sejam clarificadoras destes pontos ou de novas situações não referidas.

 Com os melhores cumprimentos,

 

Guimarães, 01 de fevereiro de 2021.

A Diretora

Manuela Ferreira