HeadLOG11

pna

O Projeto Cultural de Escola (PCE) nasce do intuito do Agrupamento de Escolas João de Meira (AEJM), através da sua adesão ao Plano Nacional das Artes (PNA), de levar os alunos a VER, FAZER e APRENDER e (através das artes) as diferentes formas de assimilar e viver o mundo.
A transformação humana, social, cultural, é o ponto de convergência do PCE, que visa mobilizar os conteúdos programáticos, a sociedade local, nacional e internacional para a escola, para que em simultâneo a mesma possa fazer o caminho inverso.
Nesse sentido, pretende-se desenvolver um pensamento cultural, estético e educacional muito mais amplo do que a mera concretização de atividades culturais.
É fundamental fomentar uma estratégia pedagógica de âmbito cultural que vise a colaboração e articulação de todas as disciplinas, os planos e projetos escolares e de todas as estruturas escolares, que estabeleça parcerias com os diferentes agentes culturais, artistas, comunidade educativa, instituições culturais e autarquia, e que se associe à Rede de Bibliotecas Escolares, ao Plano Nacional de Leitura, ao Plano Nacional de Cinema e ao Programa Nacional da Educação Estética e Artística, em prol da educação integral dos alunos.

O professor doutor João de Meira dizia:

“…as minhas ilusões, efémera espuma,
As arranco do peito uma a uma,
Como quem desfolha um malmequer…”


Lisboa 25-4-1900. João de Meira.

Talvez seja essa a nossa bênção cultural: a de arrancar as ilusões uma a uma e construir com elas um caminho de saber, cultura, arte, ENCONTRO.
Ter consciência disto é já em si revelador do poder mobilizador da arte.

Assim, este documento apresenta as principais linhas de ação e iniciativas para o ano letivo de 2023/2024, tendo sempre presentes os eixos fundamentais delineados no Projeto Educativo do agrupamento; cujo que tem como missão “Viver o presente, projetar o futuro” sem perder de foco “A escola como local de desenvolvimento humano”.
Tratando-se de um projeto dinâmico, as atividades serão avaliadas anualmente em Comissão Consultiva.


O Coordenador do PCE

Prof. Sérgio Macedo